Cuiabá está em terceiro na liga
JUNIOR MARTINS
Especial para o DIÁRIO DE CUIABÁ
A rodada de abertura da Superliga Nacional de Futebol Americano terminou no último fim de semana e os resultados colocaram o Cuiabá Arsenal com a terceira melhor campanha do brasileirão. Vasco da Gama Patriotas e Flamengo Futebol Americano estão em primeiro e segundo lugares respectivamente. A próxima rodada terá dez partidas realizadas, nos dias 23 e 24 de julho, pelas Conferências Nordeste, Sul, Leste e Oeste.
O Vasco da Gama Patriotas (RJ) lidera por saldo de pontos após vencer o Rio Branco Cabritos (ES) por 62 a zero. O Flamengo (RJ) pegou a vice-liderança após ganhar do Vila Velha Tritões (ES) por 49 a 28. Em terceiro o Cuiabá Arsenal (MT) pelo êxito de 26 a sete em cima do Corinthians Steamrollers (SP). Na 4ª posição o Recife Mariners (PE) por triunfar sobre o Recife Pirates (PE) com 21 a sete. E em quinto o América Bulls (RN) por vencer de 12 a zero o Vitória FA (BA).
“A competição tem duas etapas, uma classificatória chamada de fase regular e outra mata-mata nomeada de playoffs. Na regular as equipes farão seis jogos cada. Serão três como mandante e três como visitante. Esses jogos estão com os locais definidos. Mas nos playoffs os locais ainda não foram escolhidos. Isso dependerá de quem se classificar e quais as melhores campanhas. Quanto melhor o resultado, maior a chance de ter mando de campo”, diz Paulo.
De acordo com o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo Cesar Machado, ter uma campanha líder pode facilitar a vida do clube e dos atletas. Segundo ele, além de evitar gastos extras com viagens para outros estados, jogar em casa permitirá ao clube ter o décimo segundo jogador em campo, o torcedor. E, segundo ele, ainda garantirá a presença de elenco completo. Pois nem todos teriam disponibilidade para folgar do trabalho e nem condições financeiras para viajar.
“Nesse contexto, torna-se primordial manter uma boa campanha para se reduzir custos de viagens. Se tivermos a melhor campanha da conferência, teremos a possibilidade de sediar a final da Conferência Oeste. E se tivermos a melhor campanha geral, teremos a chance de sediar a final da competição, o Brasil Bowl 2016. Se chegarmos lá”, comenta o presidente, Paulo Cesar.