Vídeo Locadora Casablanca – O Último dos Moicanos

167

Quem é que não aguardava ansioso a chegada da sexta-feira para pegar montes de DVD’s já que só teria que entregar na segunda-feira?

No final do século XIX as pessoas ouviam músicas nos Fonógrafos, aparelho inventado por Thomas Edison e apresentado ao público em 21 de novembro de 1877. Desse aparelho derivou as vitrolas, os aparelhos de som, os tocadores de CD e DVD, o celular e atualmente a Netflix é a febre entre os jovens.

Na década de 1980 o melhor programa tanto para crianças, adolescentes, jovens ou adultos eram alugar, nas locadoras de vídeo, filmes para assistir em casa, principalmente nos fins de semana. Havia muitas locadoras de vídeos em Cuiabá e todas tinham um número enorme de clientes.

[Acervo pessoal de Joacir H. de Amorim]

Mas aí chegou a internet e revolucionou o mercado de musica e vídeo no Brasil, mais ainda com a modernização quase que infinita dos aparelhos de telefone celular, que tiram foto, filmam, exibem filmes e que se pode carregar para onde quer se vá.

Lembro-me que até o ano de 1995 eu não tinha aparelho de televisão colorido. Mas num certo domingo no final da tarde depois do futebol, por acaso selecionei o canal da extinta TV Manchete e estava passando a série Cavaleiros do Zodíaco [no domingo passava um resmo de uma hora de todos os episódios exibidos durante a semana]. Eu e meus filhos gostamos tanto do desenho animado que passamos a acompanhar a série que era exibida de segunda a sexta-feira, as 17H00 e que já estava na metade. Quando se aproximava o dia do último capitulo capitulo de desenho, avisaram que na semana seguinte começariam a exibir a série desde o primeiro capitulo.

Na segunda feira mesmo, fui à loja Brasimac que ficava na esquina da Rua Barão de Melgaço com a Generoso Ponce e adquiri de uma só vez uma TV colorida de 20 polegada, um vídeo K-7 de quatro cabeças [para gravar a série que seria reprisada], um toca discos (Vinil) e um toca CD, todos da marca CCE. Tudo em 24 parcelas.

Pouca gente sabe, mas ainda existe em plena uma única Vídeo Locadora de Vídeos em atividade. Trata-se da Vídeo Locadora Casablanca da Avenida Getúlio Vargas. Passem lá e confiram, mesmo que só por curiosidade.                                                                         

Videolocadora [Divulgação]

Compact Disc’s [Divulgação]
Comentários Facebook