René Higuita, o goleiro mais louco de todos os tempos

3144
Higuita e a defesa 'Escorpião". Nenhum outro goleiro fez uma defesa igual. [BeSoccer]

Para acha que Rogério Ceni tinha muita habilidade com a bola e o considera MITO é porque não viu René Higuita, goleiro da Colômbia nos anos 1980 e 1990.

José René Higuita Buros Zapata, consagrado no mundo todo pelo apelido, Higuita, nascido em 27 de agosto de 1966, em Medelin, na Colômbia, este goleiro pode ser chamado de qualquer coisa, menos de medroso. Com seu longo cabelo cacheado, uniformes estranhos e um peculiar jeito para criar as maiores maluquices, o goleiro se tornou ícone da irreverência dentro de campo. Seu estilo “louco” de jogar, em que saia de sua área jogando e driblando adversários muitas vezes interferia no resultado do jogo (favorável ou desfavoravelmente). Higuita também ficou famoso por seus gols de faltas, de pênaltis, e pela folclórica defesa escorpião, em que se joga para frente defendendo a bola com os pés.

Higuita, o goleiro mais maluco da história do futebol.

Posted by FutebolNews on Monday, June 26, 2017

Carreira:

De baixa estatura para um goleiro, apenas 1,72m, Higuita nasceu em Medellín no dia 7 de agosto de 1966 e começou sua carreira profissional futebolística pelo Millonarios, de Bogotá, em 1985. Um ano depois (em 1986) transferiu-se para o Atlético Nacional onde ganhou seus principais títulos: Copa Libertadores da América (1989), Copa Interamericana (1990) e (1997) e o Campeonato Colombiano (1994).

Em 1989, ajudou o Nacional de Medellin a conquistar a Copa Libertadores da América daquele ano. Na final, seu Nacional de Medellin lutava para vencer o Olimpia do Paraguai por 2 a 0, placar mínimo para tentar a sorte nos pênaltis. Jogando como um autêntico líbero, Higuita saía da sua trave com a bola dominada, e nenhum rival conseguia tirar-lhe a bola. O Nacional venceu a partida pelo placar que precisava (2 a 0), levando a partida para os pênaltis. Higuita defendeu quatro pênaltis, converteu um, e foi campeão da Libertadores.[3] No Mundial Interclubes daquele ano, teve também atuação destacada, mas não evitou a derrota para o Milan de Gullit e Van Basten.

Em 1991, transferiu-se para a equipe espanhola Real Valladolid, mas não se adaptou e voltou para o Atlético Nacional e foi vice-campeão da Libertadores em 1995. Nesta competição, Higuita se consagraria novamente. Na semifinal contra o River Plate, o Nacional venceu na Colômbia por 1 a 0 com um gol de falta de Higuita. Na volta, em Buenos Aires, perdeu por 1 a 0 e teve que decidir a parada nos pênaltis. Higuita defendeu uma cobrança e classificou sua equipe à decisão, perdida para o Grêmio.

Em 1997, vai para o México jogar no Tiburones Rojos. Retorna à Colômbia em 1999 para jogar no Independiente Medellín e com rápidas passagens no Real CartagenaAtlético JuniorDeportivo Pereira e Bajo Cauca antes de ir para o Equador jogar no Aucas em 2004. Nesse mesmo ano é pego no exame antidoping que detectou traços de cocaína e foi suspenso. Retornou ao futebol para jogar no Guaros de Lara, da Venezuela, em julho de 2007. Volta para a Colômbia em 2008 e torna-se campeão da série B do Campeonato Colombiano com o Deportivo Rionegro. Nesse mesmo ano volta a jogar no Deportivo Pereira da primeira divisão. Encerrou sua carreira em 24 de janeiro de 2010.

Folclórico e polemico, Higuita era garantia de espetáculo à parte nos jogos da seleção colombiana. [Reprodução]

Jogo de Despedida:

Higuita se despedidu do futebol no dia 24 de janeiro de 2010, aos 43 anos, em um jogo em que reuniu amigos, na cidade de Medellín. Em uma partida contra a seleção de Antioquia, que recebeu um público de aproximadamente 21 mil pessoas ao Estádio Atanasio Girardot, casa do Nacional de Medellín – clube pelo qual obteve maior destaque em sua carreira – o goleiro deu o show que se esperava: fez maluquices, marcou gol e repetiu a defesa do escorpião, para delírio dos fãs que assistiram à partida.

A partida terminou com o placar de Amigos do René 3 – 1 Seleção de Antioquia.

Ao fim do jogo, o goleiro foi ovacionado pelo público e deixou o campo chorando muito.

Seleção da Colômbia:

Pela Seleção da Colômbia, Higuita jogou 68 partidas, marcou 3 gols e participou da Copa do Mundo de 1990. Neste torneio, Higuita teve boas atuações na primeira fase (defendeu um pênalti no jogo contra a Iugoslávia e aplicou um chapéu no alemão Rudi Voeller), ajudando sua equipe a classificar-se para a 2ª fase em 2º lugar no seu grupo. Nas 8as de final, na partida contra Camarões, Higuita foi sair jogando, tentou um drible em Rogger Milla, perdeu a bola, e Camarões fez o gol que eliminaria a Colõmbia daquele mundial. Por conta deste lance, Higuita acabou sendo responsabilizado pela eliminação da Colômbia naquele mundial.

O Peréa não tinha que ter me devolvido a bola como ele fez. Mas o maior erro foi meu, porque você tem que saber com quem está jogando. E eu sabia que o Peréa era muito bom na defesa, mas não tinha muita técnica. Se Milla tivesse tentado roubar a bola limpamente não teria conseguido. Mas ele foi para me fazer falta, foi para acertar meu corpo e conseguiu pegar a bola. Depois daquele lance, pensei: “como é difícil separar o espetáculo do futebol de resultado.

Apesar disso, Higuita continuou a ser convocado para a Seleção. Participou ainda de mais 3 Copas Américas, e fez parte também do grupo colombiano que encantou o mundo com um futebol alegre e de toque de bola antes do Mundial de 1994. Mas terminou preso por seis meses, em 1993, acusado de participar de um sequestro. Acabou inocentado pela Justiça e recebeu uma indenização de R$ 29 mil na época. Mas este fato o fez ficar de fora da Copa de 1994.

Em 1995, num jogo amistoso contra a Inglaterra fez uma das maiores defesas de todos os tempos: a defesa do escorpião, quando deu um pequeno salto e defendeu com as pernas por trás da cabeça, simbolizando o típico ataque do aracnídeo. Esta jogada foi eleita o melhor lance do futebol de todos os tempos pelo site inglês “Footy Boots”[7]. Além disso, ela aparece na 94a posição da Lista “100 Greatest Sporting Moments”, feita pelo canal “Channel 4“, em 2002.

Lista de Gols pela Seleção Colombiana:

Data Local Oponente Placar Resultado Final Competição
1. 19 de Maio de 1988 Estádio Olímpico de HelsinqueHelsinkiFinland Flag of Finland.svg Finlândia
2–1
3–1
Amistoso
2. 3 de Fevereiro de 1989 Estádio Centenário de ArmeniaArmeniaColombia Flag of Peru.svg Peru
1–0
1–0
Copa Centenario de Armenia
3. 3 de Julho de 1989 Estádio Fonte NovaSalvadorBrasil Flag of Venezuela.svg Venezuela
1–0
4–2
Copa América de 1989

Títulos:Colômbia Atlético Nacional

Colômbia Deportivo Rionegro

Vida Pública e Polêmicas:

Além de virar notícia por conta de seu futebol, Higuita também viveu polêmicas e dramas fora do futebol, como a suspensão por uso de cocaína, a péssima repercussão pela visita que fez a Pablo Escobar em 1991, o chefe do Cartel de Medellín, que controlava o tráfico de drogas da Colômbia, e em 1993, quando foi preso, acusado de participação em um sequestro. A ocorrência, depois solucionada, acabou o impedindo de disputar a Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Curiosidades:

Em 2005, Higuita fez uma cirurgia plástica e retornou ao futebol, defendendo o Deportivo Rionegro.

  • No jogo contra a Seleção de Camarões, Higuita estava carregando a bola quando a perdeu para Roger Milla, que marcou o gol da vitória e eliminou a Colômbia do Mundial de 1990. Higuita recebeu muitas críticas dos torcedores do seu país mas ainda no decorrer de sua carreira marcou 41 gols.
  • Higuita também realizou, em uma partida amistosa entre sua seleção da Colômbia e a seleção da Inglaterra, em Wembley no dia 7 de setembro de 1995, a defesa do escorpiãoque consistiu em pular e colocar as pernas atrás das costas, como a cauda de um escorpião, bloqueando o chute do jogador inglês Jamie Redknapp. Foi eleita a maior jogada de todos os tempos do futebol.
  • Em 1991, em uma atitude muito polêmica, Higuita foi visitar na prisão o chefe do Cartel de MedellínPablo Escobar, chefe do tráfico de drogas, de quem se dizia amigo pessoal.
  • Em 1993, Higuita foi preso acusado de participar de um sequestro, mas foi libertado em seguida. Essa prisão lhe custou a participação com a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1994.
  • Em 2005, Higuita participou de dois reality shows da televisão colombiana.
  • No total de sua carreira jogou 450 jogos oficiais e marcou 41 gols.
  • Na Copa América de 1989, no jogo Colômbia 4-2 Venezuela, Higuita marcou o primeiro gol de goleiro da competição.
  1. ↑ Ir para:a b c «Aos 43 anos, René Higuita se despede do futebol com gols, lágrimas e escorpião». Globoesporte.com. 25 de janeiro de 2010. Consultado em 26 de janeiro de 2010
  2. Ir para cima trivela.uol.com.br/ Higuita: de louco, todo goleiro tem um pouco
  3. ↑ Ir para:a b atribuna.com.br/ Relembre defesas, gols e peripécias do goleiro Higuita
  4. ↑ Ir para:a b c globoesporte.globo.com/ Aos 43 anos, René Higuita se despede do futebol com gols, lágrimas e escorpião
  5. Ir para cima esportes.estadao.com.br/
  6. ↑ Ir para:a b globoesporte.globo.com/ Higuita curte sua vida de aposentado, quer ser político e elogia Rogério Ceni
  7. Ir para cima globoesporte.globo.com/ Defesa escorpião‘ ganha prêmio, e Higuita diz que pode morrer tranqüilo
  8. Ir para cima channel4.com/ 100 Greatest Sporting Moments – Results
  9. Ir para cima terceirotempo.bol.uol.com.br/ Higuita, ex goleiro colombiano                                                                                                                                              Fonte: Wikipédia
Comentários Facebook