Relíquia: vídeo mostra centro de Cuiabá na década de 1960

167

Imagens gravadas por um cinegrafista desconhecido, mostra, em um curto filme preto e branco, o Centro de Cuiabá na década de 1960. No vídeo é possível observar a antiga Catedral Metropolitana (que foi demolida) por dentro e o Palácio da Instrução, ao lado. Também aparecem imagens do prédio do Governo do Estado (hoje prefeitura) em construção e na fase de pintura.

Nas ruas, o registro de trânsito de veículos da época e um ônibus que fazia a linha Cidade-Porto. Cuiabá era chamada de Cidade Verde com uma bela paisagem ornamentada por palmeiras imperiais. Na época, Cuiabá tinha pouco mais de 100 mil habitantes e vivia tempos de uma cidade tranquila, pacata e muito feliz.

São raros os registros de vídeos históricos da cidade de Cuiabá antes dos anos 1970, quando ainda não havia programas de televisão local e quase não se fazia uso de câmeras filmadoras. Devido à falta de conservação adequada, a maioria dos registros filmados se danificaram com o tempo.

Próxima de completar seu tricentenário (19 de abril de 2019), a capital mato-grossense, através das secretarias de Cultura do Governo e do município, deve promover o resgate de material perdido ao longo do tempo para documentar seus 300 anos de história.

Fonte: Da Redação

Comentários Facebook