Polícia Civil fala sobre violência doméstica no 1º Encontro de Mulheres Negras em Vila Bela

46

A Polícia Civil, por meio do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, participou nesta terça-feira (26.07), do 1º Encontro Regional de Mulheres Negras, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá).

O evento faz alusão ao Dia de Tereza de Benguela, Rainha Negra, e da mulher negra, comemorado na data de 25 de julho.

O encontro foi realizado na segunda e terça-feira (25 e 26.07) na Escola Municipal Ricardo Franco, em Vila Bela, com objetivo de debater assuntos referentes ao cenário da mulher negra no país, apresentação de dados estatísticos, entre outros temas como violência doméstica, desafios da atualidade, autoestima, saúde e maternidade.

A delegada, Jannira Laranjeira Siqueira Campos, coordenadora do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Cuiabá, foi uma das palestrantes do evento, abordando o tema violência doméstica contra mulheres negras.

Durante a conversa com as mulheres presentes, a delegada falou sobre o histórico da violência doméstica no Brasil e também explicou que apesar dos índices terem mostrado redução nos casos de violência doméstica, tanto de lesão corporal, quanto de estupro e feminicídio, a realidade é diferente para as mulheres negras, cujas estatísticas demonstram o aumento de registros.

Para a delegada, a participação no evento foi muito proveitosa, uma vez que foi a oportunidade de ouvir outras mulheres que também estão à frente dos movimentos de defesa da mulher negra. “Nós da Polícia Civil precisamos ter esse olhar sensível para esse grupo de mulheres, com uma programação de acolhida diferenciada para as mulheres negras”, destacou.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook