Pesquisa Gazeta Dados aponta que Segundo Turno é: Abílio Junior e mais um!!!

113

Abílio desponta em 1º lugar na disputa a prefeito de Cuiabá

Daniel Pettengill – Editor de A Gazeta

daniel@gazetadigital.com.br

 

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Prefeitura de Cuiabá

O candidato do Podemos, Abílio Júnior, lidera a primeira pesquisa do instituto Gazeta Dados para a Prefeitura de Cuiabá, com 33,33% dos votos válidos, na modalidade estimulada. Logo em seguida, com 29,34% das intenções de voto surge Roberto França (Patriota), acompanhado de perto pelo atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), com 24%.

Na lista dos candidatos apresentados na pesquisa para escolha do entrevistado, aparece em quarto lugar a candidata Gisela Simona (Pros), com 9,34%. Aécio Rodrigues (PSL), Julier Sebastião da Silva (PT) e Gilberto Lopes Filho (Psol), somam 1,33% das intenções de voto cada um.

A pesquisa foi realizada com 1 mil moradores de Cuiabá entre os dias 8 e 10 de outubro. O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-02575/2020. O Gazeta Dados também mediu as opiniões dos pesquisados de forma espontânea, ou seja, sem apresentar os nomes dos postulantes ao Palácio Alencastro.

Neste cenário, Abílio Júnior (Podemos) novamente encabeça a lista de candidatos, tendo a preferência de 22% das pessoas que responderam à pesquisa. Em segundo lugar está Roberto França (Patriota), com 17% e, logo atrás, Emanuel Pinheiro, com 15%. Gisela Simona (Pros) tem 6% e Julier Sebastião ficou com 1%. Os demais candidatos não somaram 1% dos votos. Não souberam ou não responderam à pesquisa 28% dos entrevistados.

Segundo turno

Na simulação de confrontos entre os candidatos no segundo turno, Abílio Júnior derrotaria os seus adversários. Numa eventual disputa com Emanuel Pinheiro, Abílio venceria por 37% a 24%. Se a rival fosse Gisela Simona, o placar seria de 35% a 17% dos votos. Com Roberto França, segundo a pesquisa, o triunfo seria mais apertado (33% a 27%). O Gazeta Dados também simulou um eventual segundo turno sem a presença de Abílio Júnior. Um confronto entre Roberto França e Emanuel Pinheiro, por exemplo, teria o candidato do Patriota com 33% e o atual prefeito com 23%.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Rejeição Prefeitura de Cuiabá

Rejeição

No ranking da rejeição, o candidato Emanuel Pinheiro foi o mais citado entre os entrevistados, com 50% das respostas. Em seguida, o mais rejeitado é Julier Sebastião, com 42%. Gilberto Lopes é rejeitado por 39% dos pesquisados enquanto que Paulo Henrique Grando (Novo) tem 36%. Roberto França e Gisela Simona receberam 34% dos ‘votos’ cada um. Já Abílio Júnior conta com uma taxa de rejeição de 29%.

Disputa na Câmara

O instituto Gazeta Dados também procurou saber em qual candidato os entrevistados votarão para vereador na Capital. Neste cenário, a modalidade escolhida é a espontânea, em razão do alto número de postulantes em Cuiabá. O candidato mais lembrado pelos entrevistados é Wilson Kero Kero (PSL), com 1,75% das intenções de voto. Com 1,64% estão Adilson Levante e Dr. Xavier e Dilemário Alencar, com 1,29%. Com 1,05% está Clebinho Borges e outros 3 candidatos surgem com 0,93%: Itamar Carvalho, Mario Nadaf e Sidney de Souza.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Vereadores Cuiabá

Pablo Rodrigo

pablo@gazetadigital.com.br

Dando continuidade ao levantamento feito pelo Instituto Gazeta Dados sobre a preferência dos moradores de Lucas do Rio Verde nas eleições de 15 de novembro, o jornal A Gazeta traz também a intenção de voto ao Senado.

Carlos Fávaro (PSD), senador interino com forte base política em Lucas do Rio Verde, aparece liderando a pesquisa na modalidade estimulada no município com 20% da preferência dos eleitores. Em segundo lugar surgem empatados Euclides Ribeiro (Avante), Nilson Leitão (PSDB) e Pedro Taques (SD). Logo atrás aparecem José Medeiros (Pode) e coronel Fernanda (Patri), ambos com 2% cada.

Fecha a lista candidatos que obtiveram 1% cada. Elizeu Nascimento (DC), Feliciano Azuaga (Novo), Procurador Mauro (Psol) e Valdir Barranco (PT). Na pesquisa, brancos e nulos somam 4% e os que não souberam ou não quiseram responder saltam a 59%.  

Gazeta Dados:

Gazeta Dados - Vereadores Cuiabá
Luiz Leite/Gazeta Digital

Gazeta Dados - Senado - Rejeição

 

 

 

 

 

 

 

Rejeição

Também foi perguntado ao entrevistado quais dos 11 candidatos ao Senado que ele não votaria de jeito nenhum. Doze por cento rejeitam o ex-governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Já o Procurador Mauro é descartado por 3% do eleitorado.

Em terceiro lugar aparecem Carlos Fávaro, José Medeiros e Nilson Leitão com 2% cada. Com 1% de rejeição estão Feliciano Azuaga, Reinaldo Moraes e Elizeu Nascimento. Apenas a coronel Fernanda e Valdir Barranco não são pontuados no quesito rejeição, segundo a pesquisa. Brancos e nulos somaram 7% e quem não respondeu ou não soube responder foram 69%.  

Entrevistados

A pesquisa Gazeta Dados ouviu os eleitores de Lucas do Rio Verde entre os dias 10 e 11 de outubro, com a metodologia quantitativa, através do método Survey, quando se entrevista os eleitores utilizando um questionário junto a uma amostra representativa do município. A pesquisa foi realizada com 400 moradores em 26 bairros da cidade.

O intervalo de confiança é de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a este, dentro da margem de erro estipulada, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.  

Faixa etária

Entre os 400 entrevistados pelo Gazeta Dados, 51% foram do sexo feminino e 49% masculino. Já 29% dos entrevistados têm idade entre 25 e 34 anos. Na faixa de 35 a 44 anos, o índice é de 26%. Os eleitores entre 16 e 24 anos representam 15% dos entrevistados e 23% têm idade entre 45 e 60 anos. Já os que possuem mais de 60 anos representam 7% dos eleitores.  

Escolaridade

Entre os entrevistados, 48% disseram possuir ensino médio completo e incompleto, enquanto que 23% têm o ensino fundamental completo e 7% fundamental incompleto. Os que possuem ensino superior completo ou estão cursando, somam 18%. Quem nunca estudou e/ou não sabe ler e escrever representam 4%.  

Renda e ocupação

Entre os 400 entrevistados, 55% ganham entre 1 e 5 salários mínimos. Outros 30% ganham de 5 a 10 salários, 11% mais de 10 salários e 4% ganham até um salário mínimo. Quarenta e dois por cento trabalham em empresa privada, 26% por conta própria e 18% diz cuidar da casa. Seis por cento dos entrevistados trabalham em empresa ou órgão público, 5% são pensionistas ou aposentados e 2% desempregados. Estudantes somam 1%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-07290/2020.

Fonte: jornal A Gazeta °º

Comentários Facebook