Parceria entre PM e Seduc leva às escolas palestras sobre violência doméstica

307

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Dom Francisco Aquino Correa, no bairro Jardim Europa, assistiram, na noite desta terça-feira (12), uma palestra sobre “Violência contra a mulher”, proferida por policiais militares. A palestra faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e será promovida durante esta semana em outras quatro escolas estaduais.

A palestrante, tenente-coronel PM Grasielle Paes Bugalho, explicou que a ideia foi explanar as várias formas de violência junto com estatísticas, como dados da Lei Maria da Penha – que criminaliza a violência doméstica. “A lei cria uma rede de proteção para a mulher. No entanto, somente criar um sistema de denúncia de violência não é suficiente. É preciso ter um sistema de apoio à mulher”.

Ela frisou ainda que a educação é uma grande aliada para mudar o cenário da violência.

Entre as participantes estava a aluna Maria de Fátima, 62 anos, que está cursando a turma de alfabetização. Ela, que já é bisavó, diz que achou a palestra muito interessante. “Gostei muito do que ela falou sobre a mulher. As pessoas estão entendo mais sobre a violência doméstica”, explicou. 

Para a coordenadora pedagógica Rosinei Canavarros da Cruz, a palestra é importante, levando em conta a realidade da clientela da escola. ”É uma palestra que chama a atenção das mulheres, das alunas que vivenciam essa questão”, ressalta.

A professora da EJA Sandra Alves também elogiou a iniciativa. “É uma palestra para nossa clientela, pois temos só adultos e muitas mulheres da melhor idade”, explicou.

A professora acrescentou que o tema sobra a violência contra a mulher é trabalhada em sala de aula, principalmente em datas comemorativas. “São alunos com experiência de vida. Temos muitos casos e muitos se calam. O importante é a participação dos homens nessa palestra”.

Mês da mulher

A palestra faz parte da programação especial coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, no mês que se comemora o dia da mulher. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Policia Militar (PM).

A EE Dom Francisco Aquino é a segunda de uma série de cinco unidades escolares que receberão a palestra. A programação especial iniciou-se na segunda-feira (11.03), na EE Rafael Rueda, no Bairro Pedra 90. Nesta quarta-feira (13), será a vez da Escola Estadual Almira de Amorim e Silva, no CPA 3. Na quinta-feira (14), a palestra será na EE Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e encerra na sexta-feira (15) na EE Mário de Castro, no Bairro Pedra 90.

Comentários Facebook