Ao anunciar novos planos, Orkut Buyukkokten ainda deu uma “leve provocada” em seus rivais contemporâneos
REDAÇÃO ATUALIZADO EMDois dias depois da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten reativou o domínio de sua rede social homônima, que foi um sucesso nos anos 2000, e promete uma nova plataforma “sem ódio”.
Em um comunicado publicado no site, escrito em inglês e em português, ele ainda provocou os novos “rivais”: “Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.”
Coincidentemente (ou não), o comunicado foi divulgado poucos dias após a compra do Twitter por Musk, que gerou uma onda de críticas na internet. Muitas pessoas questionam o que o bilionário quer dizer com a defesa da “liberdade de expressão” e “nova moderação de conteúdo”.
“O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas”, diz Buyukkokten, no texto.
No próprio comunicado, o fundador conta que desenvolveu a plataforma quando ainda era um engenheiro de software no Google, e que em poucos anos acumulou mais de 300 milhões de usuários.
Em um depoimento a PEGN, em 2019, o engenheiro contou que não esperava o sucesso da rede social. Ele desenvolveu a plataforma e a hospedou em um servidor capaz de receber até 200 mil contas. Dias depois, afastou-se para uma cirurgia e, quando voltou, “vieram milhões de pessoas”. “Ganhar escala virou um enorme problema. Levamos quase um ano para reescrever a programação inteira do sistema”, contou ele.