O estádio municipal Presidente Eurico Gaspar Dutra, será reinaugurado em breve. Novo Dutrinha??

246

Gramado novo. Instalações modernizadas e confortáveis, praticamente um novo Dutrinha!!!

CUIABÁ/MT – Um novo Dutrinha será reinaugurado brevemente, ainda em 2020 e pelas fotos já divulgadas a praça esportiva mais tradicional da Capital está novinho em folha, como se tivesse sido reconstruído. Tudo novo. Gramado novo, cabines de imprensa e banheiros tudo novo, porém, para não fugir à regra, não ligaram para os torcedores. No estádio não há um centímetro de cobertura nas arquibancadas para a torcida cuiabana que tem um clima semelhante ao de deserto.

Poderia ser até cobertura de eternit, daquelas grandes [me parece que de 2,20m x 1,60m] ou daquelas coberturas que colocam em quadra de esportes nas escolas de Cuiabá, para que os torcedores não fiquem à mercê do sol escaldante ou da chuva. Mas como dizia uma Ministra da Economia na década de 1990 que confiscou os saldos das Cadernetas de Poupança dos brasileiros que dizia: “O povo é apenas um detalhe!

Arquibancada coberta do estádio Dutrinha, lotada, na década de 1970. Áureos tempos de nosso futebol.  [Divulgação]

Segundo estádio de Cuiabá, o primeiro foi o Estádio do Commércio, atual estádio do Colégio Liceu Cuiabano, inaugurado em 1952, foi a principal opção de lazer de cuiabanos até meados da década de 1970, mais precisamente até 1976, quando foi inaugurado o estádio Governador José Fragelli, o saudoso VERDÃO. Estádio este, que representou a época de ouro do futebol de Mato Grosso, quando estivemos na elite do futebol nacional.

Foi no Dutrinha, onde aos 14 anos, assisti a primeira partida de futebol em minha vida. Em maio de 1972, o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, veio entregar fazer o “jogo de entrega das faixas” de Campeão Cuiabano de 1971, para o Clube Esportivo Dom Bosco. Completo, com exceção ao centroavante Tostão que não veio por ter feito uma operação em um dos seus olhos, o time carioca venceu, de virada, ao time cuiabano. O centroavante Carlos “Filho de Leônidas” abriu o placar, de cabeça, em favor do Dom Bosco, na defesa carioca que tinha além do goleiro Andrada da seleção argentina, tinha também a dupla Moisés e Renê, enquanto que Ademir e Silva marcaram os gols da vitória do Vasco num Dutrinha lotado.

Naquela época, décadas de 1970 e 1980, era costume dos times de Cuiabá e Várzea Grande contratar jogadores de nome reconhecido nacionalmente, já em final de carreira, ou até mesmo para partidas promocionais [uma ou duas partidas], casos do lateral esquerdo Rildo, que jogou somente o Torneio Integração Presidente Médici, apenas cinco meses, primeira competição que os times de Campo Grande disputaram como times profissionais em 1973 e o médio volante Roberto Dias que disputou somente o Campeonato Brasileiro de 1977. O Mixto que na decisão do Torneio Integração  trouxe o goleiro Joel “Preto Velho”, o zagueiro Marquinhos e o médio volante Japonês apenas para o jogo final, conquistando o torneio ou o Operário-VG que trouxe, o goleiro Felix, Rivelino “Reizinho do Parque” e o Furacão da Copa de 1970, Jairzinho, para jogos promocionais.

Havia também os tradicionais jogos amistosos com a vinda de grandes times do futebol brasileiro, como Flamengo, Fluminense, Vasco do Rio de Janeiro, Santos, Guarani de São Paulo e também com times de Goiás, Minas Gerais e vários quadrangulares como o Maria Lygia Borges Garcia com participações de Flamengo e Guarani, o de inauguração do estádio Verdão com o Flamengo e o torneio Incentivo com times de Goiás, Minas Gerais, Brasília e o América do Rio de Janeiro [este já disputado no Verdão]. 

Também desfilaram pelo gramado do Dutrinha times como o Campinas Esporte Clube, São Cristóvão Esporte Clube, Real Madrid Esporte Clube, Riachuelo Esporte Clube, XV de Novembro Esporte Clube, do antigo bairro da Lagoa na região do Porto, Palmeiras Esporte Clube, Clube Atlético Mato-grossense e os tradicionais Mixto, Dom Bosco e Operário. ESPERAMOS E TORCEMOS PARA QUE O NOVO DUTRINHA SEJA A RENDENÇÃO DO FUETBOL DE CUIABÁ OU AO MENOS AJUDE A MELHORAR A QUALIDADE DE NOSSO FUTEBOL!

Comentários Facebook