Morro do Tambor/Dom Aquino – Pessoas que são sempre lembradas: Antônio Francisco Pereira Filho

111

Um dos principais baluartes do esporte amador de Cuiabá nos deixou não faz muito tempo

CUIABÁ – Era natural de Chapada dos Guimarães, mas muito jovem ainda veio para Cuiabá estudar. Graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no final da década de 1970, do século passado. Após tornar-se professor de Educação Física dedicou-se à sua paixão pelo futebol. Foi preparador físico e treinador do Dom Bosco, Mixto, Operário-VG, Palmeiras [que mudou o nome para Mato Grosso Esporte Clube] e Clube Atlético Mato-grossense, nas décadas de 1980 e 1990 do século 20.

Ainda na década de 1980 do século 20, passou a militar no esporte amador de Cuiabá. Foi um dos fundadores da Liga Independente de Futebol Amador da Morada da Serra e Região e também ajudou a fundar a Associação Comunitária do CPA II, da qual foi presidente por dois mandatos consecutivos.

Time do Real Madrid de seo Julio do CPA II, do ano de 1977, campeão do Torneio Inicio, tirada no mini estádio do CPA I. Pereira, que era o treinador, está com a camisa do Vasco da Gama. [Acervo: Julio Albuquerque]

Na gestão de Roberto França à frente da Prefeitura de Cuiabá, Pereira participou da idealização e lançamento do Projeto “BOM DE BOLA, BOM DE ESCOLA”, que revelou vários talentos para o futebol de Mato Grosso e do Brasil. Ainda na gestão de França e ao lado do amigo e também professor Admir Moreira, à época secretário municipal de Esportes e Lazer, contribuiu para revitalizar diversas ligas esportivas de futebol amador, organizando-as para sobreviverem sem a dependência do poder publico.

Pereira era apaixonado pelo futebol, em especial, o amador, onde desempenhou as funções de árbitro, dirigente e até de mesário. Era servidor publico estadual, de carreira, lotado na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, onde exerceu o cargo de  Agente de Desenvolvimento Econômico Social. Faleceu aos 63 anos e a Prefeitura e a Câmara Municipal homenagearam-no dando seu nome ao mini estádio da Prosol, antigo Campo da Prosol, no bairro Dom Aquino e ao Centro Comunitário do bairro CPA II.

Mini estádio Antonio Francisco Pereira Filho, antigo campo da PROSOL no bairro Dom Aquino. [Acervo: Joacir H. de Amorim]
Comentários Facebook