Ministério regulariza emissão de carteira de trabalho para imigrantes

319

Imigrante venezuelano se oferece para serviços variados no Brasil
Agência Brasil

Imigrante venezuelano se oferece para serviços variados no Brasil

Em resposta à crise migratória que se alastra por diversos países e também ao grande número de venezuelanos que chegam diariamente ao Brasil pelo estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou uma portaria que trata dos procedimentos para a emissão de carteira de trabalho para imigrantes. 

Leia também: “E se fosse ao contrário?”, diz governo sobre venezuelanos refugiados no Brasil

Ficou determinado, entre outros, que a carteira de trabalho
deve ser entregue aos imigrantes
requerentes no prazo máximo de 15 dias úteis, contados a partir da data em que foi registrado o protocolo de atendimento. O texto do ministério foi publicado na edição de quinta-feira (20) do Diário Oficial da União.  

A carteira de trabalho para imigrantes residentes no país tem validade variável de 1 a 9 anos, a depender da condição em que o imigrante
se encontra no Brasil. A maior duração, de até 9 anos, é para, entre outros, casos como o de pessoas com autorização de residência na condição de refugiado, de apátrida e de asilado político. Eles terão o documento expedido após a apresentação da Carteira de Registro Nacional Migratório. 

Leia também: Incêndio de grandes proporções atinge indústria de pneus na zona leste de SP

Outros imigrantes que também estão autorizados a obter a carteira de trabalho
estão os haitianos; aqueles com autorização de residência para fins de acolhida humanitária; com residência temporária ou autorização de residência para fins de reunião familiar; com autorização de residência para fins de trabalho com vínculo empregatício no Brasil; com autorização de residência para fins de trabalho com vínculo empregatício na condição de atleta profissional e para fins de estudo; o residente fronteiriço e os imigrantes com base em acordos internacionais com países específicos.

A determinação do ministério prevê, ainda, que a emissão da carteira de trabalho
para imigrantes
com estada legal no país será feita exclusivamente nas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho, após serem devidamente habilitadas pela Coordenação de Identificação e Registro Profissional.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: Problema temporário em radar suspende voos em aeroportos de São Paulo

Comentários Facebook