Max Russi participa de inauguração de hospital e se reúne com 300 agentes de saúde

79

Foto: JOSÉ MARQUES

O deputado Max Russi (PSB) participou dos debates promovidos no I Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da região Norte do Estado, que aconteceu no último sábado (15), em Sinop. Esta foi uma das pautas tratadas por Russi durante fim de semana.

Este evento é parte da sequência dos trabalhos da Câmara Setorial Temática (CST) requerida pelo parlamentar no ano passado e envolveu discussões sobre os direitos da categoria dos ACSs e ACEs, como a insalubridade, incentivo adicional e piso salarial.

A parceria para realização de um curso de capacitação, que será oferecido pela Escola do Legislativo, também está sendo trabalhada, além da possibilidade da formação de um órgão de representação regional.

Elisandra Mara Lauxen é ACS de Sorriso. Ela foi uma das participantes e está otimista quanto ao que vem sendo discutido. “Um evento de extrema importância para a categoria e explanou sobre a realidade vivida em cada município. Percebemos que esse é o momento de unir forças e juntos lutar por melhorias”, comemorou.

Já a ACS de Peixoto de Azevedo, Marlene Lopes Barbosa, acredita que esse é o momento de buscar representatividade. “O evento surpreendeu com a representação de diversos municípios do Norte. Foi uma oportunidade de expor as dificuldades e negligencias que existem em nossos direitos e isso nos mostra o quanto precisamos buscar representatividade com os parceiros”, avaliou.

O encontro teve a participação de 300 pessoas de 22 municípios, sendo eles: Guarantã do Norte, Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Matupá, Sorriso, Itanhangá, Santa Carmen, Cláudia, Carlinda, Nova Ubiratã, Nova Canaã, Nova Guarita, Alta Floresta, Juruena, Juara, Tabaporã, Colíder, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Nova Mutum e Novo Mundo.

Hospital Municipal “Deputado Cacildo Hugueney”,

Antes de seguir para Sinop, ainda na sexta-feira (14), o deputado Max Russi participou da inauguração do Hospital Municipal “Deputado Cacildo Hugueney”, em Alto Araguaia. Aquela unidade conta com 42 leitos de baixa e média complexidades e realiza, em média, 10 mil atendimentos e 6 mil exames por mês.

Conforme o prefeito Gustavo Melo, lá também são atendidas demandas de Araguainha, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Taquari e Santa Rita do Araguaia, município de Goiás. Ele agradeceu aos esforços da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no que tange a regularização dos repasses, assim como a todos os colaboradores, inclusive ao próprio parlamentar.

“Somos gratos a todos, que lutaram por essa conquista. Ao deputado Max Russi, nosso deputado estadual que também tem emendas em parceira”, reforçou.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook