Mato-grossense luta por vaga no circuito nacional de tênis

808
Tenista mato-grossense de 13 anos disputa vaga na 3ª etapa da Seletiva Regional Correios – Centro Oeste
 

O tenista Bryan Kuntz, de 13 anos, disputará a 3ª etapa da Seletiva Regional Correios – Centro Oeste, na categoria infanto-juvenil de 14 anos, que será realizada de 2 a 5 de junho, no Rádio Clube, em Campo Grande (MS). O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), garante vaga aos campeões de cada categoria, masculina e feminina, na chave principal do Circuito Nacional Correios 2016, o campeonato brasileiro da modalidade.

Bryan Aguiar Kuntz, do município de Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT), foi vice-campeão na etapa anterior da seletiva regional, que ocorreu no início de maio, no Clube do Exército, em Brasília (DF). O garoto venceu Nicolas Plattner por 6/0 e 6/1 nas oitavas, depois ganhou de Vitor Cavalcante por 7/5 e 6/0 nas quartas, seguido por uma vitória contra Matheus Tavares por 6/2 e 6/1 na semifinal e sofreu uma derrota para Thiago Cesário por 5/7 e 4/6 na final.

Com o resultado dessa seletiva anterior, Bryan Kuntz galgou 10 posições no ranking nacional da categoria de 14 anos. Subiu para o 20º lugar com 359 pontos. Ficou na frente de Richard Gama, outro mato-grossense, também de 13 anos, que caiu quatro posições e agora mantém o 30º lugar com 231 pontos. O que torna Kuntz o tenista do estado de Mato Grosso melhor rankeado na categoria. E, como está inscrito na 3ª etapa, pode embolsar mais adversários.

Duas das possibilidades mais próximas para Bryan Kuntz garantir vaga são, pelo rankeamento, pois está na 20ª posição e precisaria subir para a 14ª, o que talvez possa ser resolvido com um bronze ou prata nessa próxima terceira etapa regional, ou levar o ouro do Centro Oeste.

Contexto

O Circuito Nacional Correios de Tênis Infanto-juvenil é formado por 24 tenistas no masculino, em cada categoria, com a seguinte composição: 14 vagas reservadas aos primeiros do ranking nacional, 5 vagas para os campeões das seletivas regionais, 4 vagas para tenistas classificados no Qualifying da etapa e 1 wild card da CBT. Esses 24 atletas têm direito a gratuidade de alimentação e hospedagem nas categorias 12, 14 e 16 anos. A sub 23 não possui. 

Podem participar da Seletiva Regional tenistas das categorias de 11 anos simples, 12 anos simples, 14 anos simples, 16 anos simples e sub 23 anos simples, masculino e feminino. Só tenistas filiados nas federações dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. E, caso o campeão ou campeã já esteja classificado para a chave principal por meio da posição no ranking nacional, a vaga passa automaticamente para o vice-campeão.

Comentários Facebook