Handebol da UFMT irá representar Mato Grosso nos Jogos Universitários

201
Jogadoras do time de handebol da UFMT – Foto por: Marcio Camilo – Seduc/Sael-MT

Jogadoras do time de handebol da UFMT

Os times de handebol masculino e feminino da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão na reta final de preparação para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs ? 2016), que começam nesta quinta-feira (03.11), em Cuiabá.

As duas equipes têm feito uma série de amistosos antes de estrearem na competição, na próxima semana, quando começam as modalidades coletivas dos jogos. Mas, antes da bola quicar para valer, a moçada pega firme nos treinos para acertar os últimos detalhes.

Os amistosos ocorrem no Ginásio da UFMT. No início desta semana, por exemplo, as meninas da delegação de Mato Grosso enfrentaram o experiente time do Centro de Formação de Handebol de Cuiabá. A pivô do time da UFMT, Karen Colli, destacou que a equipe é determinada e joga com o coração.

“As meninas realmente amam o handebol. No JUBs o nível será altíssimo e vamos enfrentar times profissionais, com jogadoras que ganham para isso, ou seja, elas têm todo o suporte para se preparar da melhor maneira possível”, disse Karen, que já participou dos jogos escolares, estudantis e agora, pela primeira vez, participará dos jogos universitários.

Já o goleiro Andrean Zeni, além de se dar bem na competição, espera fazer novas amizades no JUBs. Ele disse que a competição não se resume em apenas vencer ou perder e que o JUBs pode proporcionar uma grande troca de conhecimento entre estudante de todos os cantos do país. “São mais de quatro mil universitários e se eu tiver a oportunidade vou trocar figurinhas com os colegas de outros estados”, frisou Zeni, que é acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da UFMT.

O técnico das duas equipes, Elvis dos Santos Magalhães, avaliou que os amistosos ajudam a entrosar mais os times na reta final de preparação. “No começo era difícil treinar as equipes, por causa de muitos atletas que estavam fazendo provas. Mas, agora, a regularidade de treinos melhorou e podemos acertar melhor os times”, disse.

Para o coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), Alex Alves, que acompanhou o treino das equipes, o esporte é extremamente importante para a formação dos universitários enquanto atletas e cidadãos. “O esporte universitário deixou de ser apenas lazer e se tornou uma prática de alto rendimento, ou seja, o JUBs é uma ferramenta de suporte que serve para preparar o universitário que quer se profissionalizar como atleta. Então, é fundamental que os universitários de Mato Grosso participem intensamente dessa competição”, enfatizou.

Abertura

A cerimônia de abertura dos JUBs ocorre nesta quinta-feira (03.11), às 19 horas, no ginásio Aecim Tocantins. A festa será aberta ao público e contará com show nacional da banda de rock NX Zero. Para participar, basta doar 2 kg de alimentos, que serão trocados por ingressos.

A troca deve ser realizada nesta quinta-feira (03.11), até às 17h, no ginásio Aecim Tocantins. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Sobre a competição

O JUBs chega à 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá, em Cuiabá, 4.500 participantes dos 26 estados e do Distrito Federal, entre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual ? com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 ?, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

Comentários Facebook