Eleições comunitárias no bairro Tancredo Neves: Marinheira de 1ª viagem, Regina Ferraz vence candidato de chapa apoiada por cinco ex-presidentes do bairro

95

A comunidade do Tancredo Neves deu um basta nos candidatos que visam interesses próprios e deram um voto de confiança para começar mudança de mentalidade com relação ao bairro

Cuiabá – Apesar da inexperiência concorreu pela primeira vez à presidência do bairro Tancredo Neves, a candidata Regina Ferraz dedicou-se de corpo, alma e coração ao projeto que idealizou ainda em 2108; TANCREDO NEVES 100% PAVIMENTADO e conseguiu o objetivo proposto: ser a próxima presidente do bairro Tancredo Neves.

A candidata eleita começou a botar seu projeto em prática em janeiro deste ano, ao começar montar a chapa que seria a vencedora das eleições de 2019. O bairro Tancredo Neves divide-se em duas partes pela Avenida Tancredo Neves. Do lado esquerdo, que já está quase todo pavimentado e o lado direito em que apenas a Avenida Projetada [atual Avenida Acácia Cuiabana] é asfaltada por ter sido anos atrás linha de ônibus.

A princípio haveria duas chapas concorrendo à eleição realizada ontem (24). A chapa encabeçada por Regina Ferraz e formada por moradores do lado esquerdo do bairro e outra encabeçada por Joílson Cordeiro com moradores do lado direito do bairro. Porém, houve uma conversa entre essas duas pessoas, que terminou em um acordo para que se fizesse uma chapa apenas, formada por moradores de ambos os lados e que ficasse com Regina Ferraz como candidata à presidente e Joílson Cordeiro como vice-presidente. Assim, haveria apenas uma chapa concorrente ao pleito do dia 24 passado, uma vez que as inscrições de chapas estavam previstas para encerram-se no dia 10 ou 15 de outubro.

Requerimento enviado à UCAMB e não respondido. [Joacir Hermes de Amorim]

Mas a UCAMB resolveu esticar o prazo para inscrições de chapas [um requerimento com base na Lei de Acesso à Informação foi protocolado na UCAMB que não quis responder]. Portanto, a diretoria da chapa 1 não ficou sabendo o motivo desse adiamento. Em função desse adiamento, uma nova chapa foi formada sob a coordenação de quatro ex-presidentes e do atual presidente do bairro Tancredo Neves: Lemes, Baianinho, João Andrade, Marinete e Ademir, com o senhor Weslley Albano como candidato à presidente e um filho de Baianinho como candidato à vice-presidente, enquanto que a chapa da candidata eleita contou com o apoio de um único, mas segundo muitos moradores do bairro Tancredo Neves, o melhor presidente do bairro, até aos dias atuais. [nosso bairro encontra-se totalmente abandonado a mais de dez anos]. Para se ter uma ideia do grau de abandono do bairro, em 2016 houve eleições em que foi eleito o senhor Expedito presidente [por aclamação, chapa única], que foi lamentavelmente assassinado [foi vitima de latrocínio, dias após ser eleito] e até o dia 24, data em que a candidata Regina Ferraz foi eleita para o triênio: 2020 – 2022, o senhor João Andrade eleito em 2007, nos documentos da UCAMB ainda consta como presidente do bairro [talvez, um costume ali, já que o presidente Édio Martins está à frente da entidade a mais de dez anos].

A chapa 1 pecou pela inexperiência e focou muito no cadastramento dos moradores, tendo conseguido o feito de, em 15 dias cadastrar 470 moradores, mas por outro lado, deixou para relacionar esses moradores no último dia previsto para entregar a relação de moradores cadastrados na UCAMB [já que somente os cadastrados poderiam votar] e isso quase custou a derrota à chapa 1.

Os ex-presidentes Lemes, Baianinho e João Andrade, já antevendo um resultado negativo da chapa que apoiavam tentaram manobras para reverter votos a favor do candidato que apoiavam, no que foram prontamente recachados por apoiadores da chapa 1 que perceberam tais manobras.

A UCAMB (União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros), por omissão, contribuiu para que as eleições em alguns bairros fossem tumultuadas. Como houve eleições em vários bairros no dia 24, deveria haver algum membro da UCAMB de plantão na sede para, como coordenadora dessas eleições, esclarecer possíveis duvidas que naturalmente poderiam e aconteceram no decorrer do pleito. Umas dessas duvidas, foi que três membros da chapa 1 não foram inseridos na relação de moradores cadastrados para votarem, sendo que no entendimento da diretoria, isso não seria necessário, já que esses membros estavam registrados na chapa com todos os requisitos exigidos pela Ucamb cumpridos. Procurado, via telefone celular, um membro da Ucamb, lavando as mãos como Pôncio Pilatos, propôs que os dois candidatos à presidente do bairro resolvessem de comum acordo uma solução para o impasse e o candidato da chapa 2, lógico, que já sentindo que seria derrotada não permitiu aos membros da chapa 1 e isso quase atrapalhou no resultado final da votação.

O resultado final da votação para eleger o próximo presidente do bairro Tancredo Neves foi o seguinte:

TOTAL DE VOTOS 280
Chapa 01 141
Chapa 02 136
VOTOS BRANCO 01
VOTOS NULOS 02

A Candidata Regina dos Santos Costa Ferraz Soares foi eleita presidente do bairro Tancredo Neves, à partir de 01 de janeiro de 2020.

Sobre a vitória nas urnas no dia 24 (ontem) em que seu elegeu a próxima presidente do bairro Tancredo Neves, Regina Ferraz, deu o seguinte depoimento:

Ontem foi um dia muito especial para todos nós. De uma eleição em que tivemos que reverter uma situação favorável à chapa do adversário uma vez que eles fizeram mais cadastro de moradores que a nossa e não obstante a isso eles ainda dispunha de apoio de 5 ex presidente do Bairro, porém nossa chapa tinha o apoio apenas de um ex presidente, Robertinho Lima, o melhor presidente que este bairro já teve e a ele deixo aqui o meu especial agradecimento. Ato contínuo, colocamos em prática um plano que consistia em ir pedir votos de porta em porta, olhando olho no olho de cada morador e convencer os mesmos o motivo pelo qual deveriam votar em nossa chapa, dito isso, durante todo o dia ficou aquela expectativa de como se comportaria cada morador. Todos da chapa trabalhamos duramente durante o dia todo incentivando os moradores a irem votar. Ao se encerrar a votação e com a apuração dos votos a ansiedade nos foi consumindo a medida que os votos foram sendo apurados e ao final vencemos a eleição com um total de 141 votos ao nosso favor contra 136 votos da chapa adversária. No final de tudo valeu o esforço de todos nós da chapa 01. Em primeiro lugar agradeço a DEUS acima de tudo, aos meus familiares aos meus amigos aos meus novos amigos que ganhei com o advento desta eleição, e aos 141 moradores do nosso amado Bairro Tancredo Neves que depositaram a confiança na Chapa 01 capitaneado por mim Regina Ferraz. Por hora fico muito obrigado a todos“.

Comentários Facebook