Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Tancredo Neves: “3 anos de gestão; 30 anos de progresso”

67

 

 

14/08 a 20/08 – A semana em que a Diretoria muito trabalhou e que solicitou vários benefícios para o nosso bairro, como aumento no número de ônibus que passam na Avenida Vicente Vuolo, construção de CMEI e Campo de Futebol e resolução de problemas com o CEP

CUIABÁ/MT – Como sempre fazemos, estamos aqui para colocarmos a comunidade à par daquilo que a Diretoria da Associação de Moradores vem buscando e fazendo pelo nosso bairro. Apesar de alguns acharem, simplesmente, que pela demora em começarem as obras de pavimentação das ruas de nosso bairro que ainda são de chão de terra batida [como a minha, por exemplo, a Rua 20] estão demorando [isso não depende da Diretoria e nem do vereador Macrean Santos, depende que o prefeito de Cuiabá dê a Ordem de Serviço] e, por isso uma velha [que deve ser eleitora de Baianinho] disse no Grupo Unidos pelo Tancredo Neves, que nós, da Diretoria, não estamos fazendo nada, que é só conversa e que ela sabe que essa obra não irá acontecer. Nós garantimos que essa obra acontecerá, com certeza, até porque, ela já foi licitada, e a empresa que irá realizar a obra, já foi escolhida. Só estamos aguardando a liberação do dinheiro emprestado [R$ 100 milhões] no mês de março/2021 pelo BNDES, para os serviços iniciarem.

Nós (a Diretoria eleita) que ainda nem fomos Diplomados, em pouco mais do que um ano e meio de mandado, já fizemos sim, e muito pelo bairro. Bem mais do fizeram Baianinho, Lemes, João Andrade e uns seis ou sete ex-presidentes juntos. Com menos de seis meses eleita, esta Diretoria, na pessoa da presidente Regina Ferraz, brindou a comunidade com a construção de uma ponte de concreto na Rua Bela Vista, que liga o bairro Morada do Ouro II ao nosso bairro. Conseguimos entregar para muitas famílias [através de programas sociais da Prefeitura e do Governo do Estado] cestas básicas e kits de Primeiros Socorros e Materiais de Limpeza [doados pela Cruz Vermelha/Brasil]. Fizemos a limpeza em toda extensão do nosso bairro das margens do Córrego Gumitá, serviços de Cata Trecos e ainda são realizados constantemente, serviços de reposição de lâmpadas na iluminação pública do bairro. Tudo isso, sem contar que o Vereador por Cuiabá Macrean Santos, está sempre pronto a auxiliar a presidente e sua Diretoria nos pleitos e demandas envolvendo o Poder Público Municipal.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Na semana em que a Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Tancredo Neves mais trabalhou, um grande avanço na vida comunitária foi conseguido. Tudo começou na manhã do sábado (14), quando a presidente Regina Ferraz, Eu (Joacir), Secretário, e Joílson “Boneco”, Tesoureiro, recebemos o Secretário/Adjunto de Relações Comunitárias (SARC) e os Assessores do Secretário, dona Elizabeth de Andrade Pinheiro e o senhor Vagner, na residência da presidente Regina para uma reunião onde a autoridade municipal ouviu e recebeu das lideranças comunitárias presentes vários tipos de reivindicações. Estiveram presentes nessa reunião, além dos membros da Diretoria e dos servidores municipais, também  o senhor José Carlos, mais conhecido como Zé da Lagoa [do bairro CPA III] e o senhor Cristóvão, como convidados da presidente Regina Ferraz. No caso do bairro Tancredo Neves, foram tratados: Possibilidade da linha de ônibus 313A e 313B, que trafegam pela Avenida Vicente Vuolo, passarem por dentro do nosso bairro; construção de um CMEI no espaço onde antes existiu sede do Centro Comunitário e a construção de uma área de lazer, que inclusive, já foi por nós, presidente Regina Ferraz, Eu (Joacir), Secretário, e Joílson Boneco” Tesoureiro, escolhida. 

Trata-se, de uma área próxima à Estação de Tratamento de Esgoto, do nosso bairro, que era propriedade nossa e, foi vendida, sabe-se lá como, por que ou por quem, para a empresa Águas de Cuiabá. Iremos buscar junto ao poder público municipal, com ajuda de vereadores, que a área volte a ser nossa. Prontamente, o Secretário/Adjunto Ricardo Lobo agendou reunião com esta Diretoria, uma visita à sede da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, no Palácio Alencastro. Nessa oportunidade a presidente Regina Ferraz e os diretores Joacir e Joílson “Boneco”, acompanharam o Secretário e seus assessores por algumas ruas de nosso bairro que apresentam problemas crônicos de infraestrutura, como a enxurrada das águas de chuvas que entram para dentro da residência da família do senhor Chum. Em seguida mostramos a eles a ponte de concreto sobre o Córrego Gumitá o local onde funciona a creche do nosso bairro [no porão da Igreja Católica] e o local onde existiu o Centro Comunitário que ninguém sabe a razão de ter sido demolido pelo ex-presidente João de Andrade.

Mapas do Bairro Tancredo Neves – Foto by Regina Ferraz

Na tarde da segunda-feira (16), estivemos na sede do Cartório do 6º Ofício, onde fomos solicitar certidões com anotações referentes ao nosso bairro. Ali tivemos muitas dificuldades para fazermos a solicitação da certidão que estávamos precisando, pois devido às safadezas de presidentes anteriores, não dispúnhamos de nenhum documento, nada, absolutamente nada, que pudesse identificar nosso bairro e então pudéssemos solicitar o documento. Não existem Livros Atas em bairro com quase 40 anos de existência e mais de 30 anos de existência da Associação de Moradores do bairro. Esses livros não sumiram por acaso, foi para esconder coisas ilícitas que aconteceram nos últimos 20 anos. Não houve, nem mesmo Livro Ata para lavrar o resultado da última eleição, onde deveria ter sido anotado tudo que aconteceu naquele dia e fosse feita a Ata de Transmissão de Cargos, onde o último presidente deveria ter entregue o bairro para a gestão de Regina Ferraz e sua Diretoria, eleitos no pleito de 2019. Com a ajuda da atendente, que nos orientou que usássemos a Matricula Mãe do Bairro Tancredo Neves [já que nada foi encontrado com buscas pelos CPFs de Regina e pelo meu [Joacir], para ver o que haveria de resultado, uma vez que nesses últimos 20 anos nada, ou quase nada, foi registrado em cartório. Com a matricula mãe e o pagamento de taxa no valor de R$ 44,57 [pagos com recursos próprios pelo Secretário Joacir] e que só poderíamos pegar na sexta-feira (20).

1ª vez em que estivemos no Cartório do 6º Oficio – Foto by Regina Ferraz

Terça-feira (17), na parte da manhã, entre 08h30 e 10h30, estivemos [Presidente Regina Ferraz, Secretário Joacir e Tesoureiro Joílson “Boneco”] na SARC no gabinete do Secretário/Adjunto Ricardo Lobo, que após ouvir nossas reivindicações em favor do Bairro Tancredo Neves e nos orientar sobre andamentos e trâmites desses pedidos, solicitou a um dos seus que elaborasse dois ofícios, onde em um solicitamos a possibilidade da construção de um CMEI no local onde existiu o nosso Centro Comunitário, no que nos foi explicado que o CMEI provavelmente não será possível a construção, já que são construções padrões e o tamanho do espaço que dispomos, não seria possível construí-lo, porém, há um modelo menor [cujo nome me foge à memória, neste momento] mas que cumpre a mesma função, sendo apenas um pouco menor. Em outro oficio foi solicitado uma área de lazer/campo de futebol, onde já estivemos visitando [Presidente Regina Ferraz, Secretário Joacir e Tesoureiro Joílson “Boneco”] e aprovando como o lugar certo para esse projeto em benefício de nosso bairro.  Queremos deixar bem claro, que essa área já pertencia ao nosso bairro e foi vendida para a Sanecap, atual Águas Cuiabá, por presidentes de anteriores e não há sequer um documento referente a essa transação (com data e valor e destinação desses recursos) e muito menos uma Ata onde conste que os moradores foi consultada e aprovou a venda dessa área. Essa área, fica próxima à Estação de Tratamento de Esgoto/ETE-Tancredo Neves. Da mesma forma que não existe Ata onde conste que os moradores foram consultados para a demolição do Centro Comunitário e nem o motivo dessa demolição.

Diretor do IPDU Marcio Puga, Secretario Ricardo Lobo e Diretoria do bairro Tancredo Neves – Foto: Assessoria/IPDU

Do Gabinete da SARC, acompanhados do Secretário Ricardo Lobo e do assessor Vagner, dirigimo-nos para o Escritório do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano/IPDU, onde o Diretor Márcio Alves Puga, nos recebeu amigavelmente e nos atendeu muito bem, e também nos forneceu informações valiosíssimas a respeito do nosso bairro. Inclusive, nos forneceu mapas atualizado do Bairro Tancredo Neves que servirão para atualizar os CEPs e resolver esse problema de correspondências nossas sendo endereçadas para outros bairros.

No dia 18, quarta-feira, pela manhã, estivemos na SARC, gabinete do Secretário Ricardo Lobo, localizado na sede da Prefeitura de Cuiabá, onde fomos tirar algumas dúvidas referentes aos assuntos tratados no dia anterior, onde, como de costume, fomos cordial e amigavelmente recebidos pelo Secretário e seus assessores. Dali, fomos até o Gabinete do Vereador Macrean Santos, na Câmara Municipal, onde mostramos os mapas para o técnico senhor Luiz, que por estarem gravados em pen drive e em tamanho reduzido [para ser impresso em papel A4], solicitou que providenciássemos os mapas em tamanho maior para que pudesse analisa-los. Para nossa sorte, gentilmente, o vereador determinou que um de seus assessores acompanhasse a presidente Regina até uma gráfica próxima da Câmara e imprimisse os mapas em tamanho maiores. Esses mapas, ficaram em definitivo no Gabinete do vereador em poder do senhor Luiz e passarão a fazer parte do acervo de documentos do Gabinete do vereador Macrean. Nós [Presidente Regina Ferraz, Secretário Joacir e Tesoureiro Joílson “Boneco”], providenciaremos, quando necessário, outras cópias desse mapa, mesmo com a obrigação de desembolso de recursos próprios, como estamos fazendo desde o momento em que fomos eleitos, já que quando assumimos a Associação, simplesmente não havia um centavo em caixa.

O Diretor do IPDU, Marcio Puga, apresentou a esta Diretoria, mapa capturado em tempo real. Observe com atenção: A parte circundada em azul é o Bairro Tancredo Neves.

Como foi combinado com o Secretário Ricardo Lobo na SARC, na 3ª feira, na quinta-feira (19), na parte da tarde, as 15h00, encontramo-nos [Presidente Regina Ferraz, Secretário Joacir e Tesoureiro Joílson “Boneco”] com o Secretário Ricardo Lobo na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana/SEMOB, situada na Rua 13 de Junho, em frente à sede do DNIT/Superintendência Regional de Mato Grosso. Na oportunidade, tivemos uma reunião com o Diretor de Engenharia da SEMOB, onde fomos sondar as possibilidades de aumento nas linhas de ônibus 313ª e 313B passarem por dentro do bairro ou o aumento no número de carros e com a identificação de que os carros circulam pelo Bairro Tancredo Neves. Como naquela oportunidade além de nós, havias várias outras lideranças comunitárias, como presidentes dos bairros Coophamil, Cidade Alta, Jardim Flamboyam e do Shopping Orla do Porto Cuiabá participando da reunião, após dar palavra a todos os participantes, o Diretor de Mobilidade Urbana e a Coordenadora de Engenharia Jeane, se comprometeram a fazer uma visita nos lugares do nosso bairro citados para colocação de faixa de pedestres ou lombadas, para a tarde de sexta-feira (20) à partir de 15h30, porém, não cumpriram a promessa. No decorrer desta semana, estaremos cobrando do pessoal da SEMOB, a visita que deveria ter ocorrida na sexta-feira (20). E assim, encerrou-se a semana de muita correria e de muito proveito em termos de benefícios para nosso bairro.                                                                                                                                                                                                                          Veja abaixo a Certidão fornecida pelo Cartório do 6º Ofício. Foi necessário, solicitarmos uma outra certidão, a De Inteiro Teor, que irá conter tudo o que foi registrado na história do Bairro Tancredo Neves.

Certidão em nome do Bairro Tancredo Neves expedida pelo Cartório do 6º Ofício – Foto by Regina Ferraz
Comentários Facebook