Dia 15 tem Florestar 2017, no Zulmira Canavarros

21
Florestar (Foto: Reprodução-Ronaldo Mazza-ALMT)

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros recebe nesta sexta-feira (15), das 7h30  às 18h, o Florestar 2017. O evento é promovido pela  Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e   Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT), com parceria da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa. A inscrição é gratuita e pode ser feira pelo site  www.arefloresta.org.br, mas é sugerido a doação de 3 litros de leite que serão doados à entidades beneficentes. 

 O evento contará com uma programação de palestras técnicocientificas, além da apresentação de cases de sucesso e insucesso na produção de árvores.  Trata-se de um evento técnico visando a transferência de tecnologias, fomento do uso da madeira de eucalipto para serraria, biomassa, arquitetura e construção civil.

A meta, de acordo com o presidente da associação Glauber Silveira é que o Florestar 2017 possa mostrar aos interessados como transformar o potencial local em negócios viáveis. Isso porque, apesar das condições climáticas favoráveis, do clima propício e de ter se tornado um dos mais relevantes no cenário global, o  setor brasileiro de florestas ainda tem muito potencial a ser explorado.

De acordo com  dados divulgados pela Associação Refloresta, com uma área de 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas,  o Brasil é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no País e um dos que apresenta maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde.

Já segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de Mato Grosso se destaca como maior produtor brasileiro de grãos (soja) e o segundo maior produtor mundial de soja. Acompanhando estes números, o cultivo de eucalipto tem aumentado gradativamente, devido à restrição cada vez maior na exploração de florestas nativas, e pela necessidade da utilização da madeira como biomassa na queima para secagem dos grãos.

A Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (AREFLORESTA) foi criada em 12 de agosto de 2003, com a missão de fortalecer o setor de florestas plantadas do Mato Grosso. Hoje, a entidade conta com mais de 30 empresas associadas é referência no país em questões e atividades que interferem na cadeia do reflorestamento, sugerindo e opinando em políticas públicas de investimento e fomento do setor, além de agir de forma pró-ativa na abertura de novos mercados para produtos reflorestados. 

Fonte: AL MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here