De olho grande na visibilidade do bairro Tancredo Neves, aventureiros tentam usa-lo como trampolim político

129

E o patinho feio virou Cisne… Abandonado por décadas, o bairro Tancredo Neves está cobiçado nestas eleições municipais de 2020

Panfleto divulgado pelo candidato a vereador Antonio Lemes. [Divulgação]

CUIABÁ/MT – Fundado em meados da década de 1980 e conhecido primeiramente, como Cantinho do Céu, recebeu oficialmente o nome de TANCREDO NEVES em homenagem ao primeiro civil eleito presidente do Brasil após o Governo Militar em 1984, Senador da Republica Tancredo de Almeida Neves [que infelizmente, morreu, antes de tomar posse], serviu aos propósitos pessoais de vários aventureiros [grileiros profissionais] que por décadas tiraram todos os proveitos possíveis e imagináveis do lugar.

Com localização privilegiada, entre os bairros Morada do Ouro, Morada da Serra, Bela Vista e o Centro Político Administrativo/CPA, é um ótimo lugar para se morar. Da sua fundação até aos dias atuais, o bairro já passou pelo comando de mais de uma dezena de “presidentes???“, que nada fizeram em favor do bairro, mas fizeram de tudo em beneficio próprio, inclusive, carreira na política. Dessa mais de uma dezena de presidentes que estiveram representando o bairro junto aos poderes publico Municipal, Estadual e Federal, um ou dois, deixaram relevantes serviços prestados à comunidade, como por exemplo, Robertinho Lima, presidente por duas vezes na década de 1990.

Depois de mais de duas décadas relegado aos mais completo abandono, nas eleições gerais para presidentes de bairros em Cuiabá em 2019, duas chapas foram formadas no bairro. Uma do lado direito da avenida Senador Vicente Emílio Vuolo [no sentido centro-bairro], encabeçada por Regina Ferraz e outra do lado esquerdo, encabeçada por Joílson Miranda. Houve uma negociação entre essas duas pessoas e as chapas foram unificadas, com Regina Ferraz como presidente e Joílson Miranda como vice presidente, que ficou com a seguinte configuração: Regina Ferraz, presidente; Joílson Miranda, vice presidente; dona Maria Aparecida, 1ª Secretaria; Joacir Hermes, 2º Secretario; Joílson Francisco [Boneco], 1º Tesoureiro e Roni, 2º Tesoureiro.

Essa, seria a única chapa a concorrer no bairro, porém, a uma semana do encerramento das inscrições surgiu uma segunda chapa, cujo candidato à presidente era o SGT Wesley [os comentários na época, eram de que Lemes e Baianinho, ex- presidentes que nada fizeram pelo bairro Tancredo Neves, estariam por trás da formação dessa chapa]. Estranhamente, a UCAMB adiou o final das inscrições de chapas por mais um mês. Essa chapa ainda tinha os apoios de João Andrade, Marinete e Venância, também ex-presidentes do bairro. Todo esse pessoal [Lemes, Baianinho, João Andrade e Venância], menos Marinete, que foi mesária, fizeram boca de urna no entorno do local de votação durante todo o período em que os moradores estiveram votando.

A chapa 1, cuja principal promessa de campanha foi “TANCREDO NEVES, 100% ASFÁLTADO” foi eleita em novembro de 2019 e em junho de 2020, já cumpria 50% do que havia prometido durante a campanha, quando foi anunciado que o bairro Tancredo Neves estava incluso na Concorrência Pública 005/2020 que irá contratar empresas para pavimentação de vários bairros em Cuiabá e está em processo de licitação, na fase de análise de Propostas de Preços das quase vinte empresas habilitadas. A inclusão de nosso bairro nessa Concorrência Pública foi em função do empenho pessoal do vereador Macrean Santos (PSC) e de nossa presidente Regina Ferraz, junto à Câmara Municipal e ao prefeito de Cuiabá.

Nesta semana, que antecede as votações para os cargos de vereadores e de prefeito de Cuiabá, Antonio Lemes, ex-presidente e candidato a vereador, divulga nas redes sociais e pelas ruas do bairro, sem pudor nenhum, que a inclusão do bairro Tancredo Neves na Concorrência Pública 005/2020 seria um projeto pessoal dele [Lemes], desavergonhadamente apossando-se do trabalho realizado pela atual Diretoria com total apoio do vereador Macrean Santos, tentando angariar credibilidade para sua campanha que não tem nada para mostrar para os eleitores cuiabanos.

A atitude desonesta desse candidato vem gerando revolta em muitos moradores do bairro que sabem dos esforços da atual presidente Regina Ferraz, de sua diretoria, apoiados pelas ações do vereador Macrean na luta pela melhoria do bairro e na recuperação do tempo perdido pelas décadas de abandono a que foi sujeitado, pela ganancia de presidentes descompromissados e aventureiros. Abaixo, manifestações de internautas nas redes sociais contra afirmações do candidato Lemes:

Comentários Facebook