Comandante da Polícia Militar recebe título de ?Amigo do 44º Batalhão do Exército?

300

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves de Almeida Castro, recebeu na noite desta terça-feira (23.08) o título ?Amigo do 44º Batalhão?, unidade do Exército Brasileiro com sede em Cuiabá. A homenagem é parte das atividades de celebração dos 174 anos do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), ou Batalhão Laguna, como é denominado.

Entregue pelo comandante do 44º BIMtz, coronel Wagner Lauduger Marinho, o título é um reconhecimento expressado às autoridades que se destacaram no apoio e parcerias firmadas com a unidade militar federal.

História

O 44º Batalhão tem sua origem a partir da criação do Batalhão de Caçadores Provisório, organizado em 1842 para guarnecer a Província de São Paulo. Em agosto de 1847, aquele Batalhão foi transformado no Corpo Fixo da Guarnição de São Paulo. Em 1865, os Corpos de Guarnições de São Paulo e Minas Gerais passaram a constituir o 21º Batalhão de Infantaria, organizado em Uberaba-MG.

Em 1867, o 21º Batalhão de Infantaria integrou o Corpo Expedicionário em operações no Sul da Província de Mato Grosso, durante a Guerra da Tríplice Aliança e teve participação destacada, tanto na ação ofensiva realizada para expulsar o inimigo para além da fronteira brasileira.

Em janeiro de 1920, passou a denominar-se 16º Batalhão de Caçadores, sendo determinado estabelecer-se em Cuiabá. Com a criação da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em 1978, o 16º BC teve sua denominação alterada para 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.  Em 1986, como reconhecimento ao seu passado glorioso, recebeu a denominação histórica de “Batalhão Laguna”.

Comentários Facebook