Avallone articula visita de técnicos da Empaer para ajudar assentamento de Santo Antônio do Leste

39

 

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) articulou a visita de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) ao assentamento Matrinchã, em Santo Antônio do Leste, com objetivo de coletar amostras do solo para dar condição às 30 famílias assentadas conseguirem produzir alimentos para o gado e, também desenvolver a agricultura familiar. 

O parlamentar lembrou que esteve no assentamento junto com o vereador do município Christhiano Enfermeiro, no último dia 23 de julho, onde reuniu com todos os assentados que relataram as dificuldades que vem enfrentando com o solo.  “Assim que retornei à capital liguei para o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, ‘Alemão’, e requeri a ida dos técnicos ao assentamento. felizmente ele nos atendeu. É importante destacar que a pecuária e agricultura são atividades importantíssimas para a construção da geração de empregos e desenvolvimento do Estado. Por isso, não poderia deixar na mão essas 30 famílias”, destacou. 

O vereador Christhiano Enfermeiro parabenizou o deputado Avallone pela articulação na vinda dos técnicos que chegaram na cidade no dia 31 de agosto. Ele explicou que os servidores da Empaer passaram o dia todo trabalhando na coleta do solo para amostragem em laboratório.  “Os técnicos visitaram os lotes das 30 famílias fazendo todo o reconhecimento do assentamento, identificando as áreas que eram semelhantes e as que tinham uma diferença maior do solo”, explicou.

Por fim, o vereador disse que os técnicos propuseram que os assentados plantassem um capim chamado capiaçu, como alternativa inicial para alimento do gado. “A Empaer/MT forneceria as mudas e ensinaria os assentados no plantio até a conclusão dos trabalhos de análise do solo”, comemorou. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook