Ações de prevenção à criminalidade ganham o reconhecimento da Polícia Militar

399
SD Elias/CCSMI-PMMT

Cinco ações sociais de prevenção à criminalidade desenvolvidas nos bairros da área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar (1º Comando Regional), em Cuiabá, ganharam o reconhecimento formal da PMMT.

Durante o 1º Workshop de Prevenção à Criminalidade, realizado na noite de terça-feira (21.11) no auditório da Arena Pantanal, os projetos inscritos foram avaliados em cinco quesitos: contribuição direta e indireta para a Segurança Pública, resultados obtidos, visibilidade social (percepção da sociedade) e quantidade de pessoas beneficiadas.

Uma banca composta por cinco membros avaliou e selecionou os projetos a partir das explanações feitas por seus representantes. A ação ?Futebol Conseg Guia?, do Distrito de Nossa Senhora da Guia, obteve a melhor avaliação e recebeu troféu de primeiro colocado, medalha e certificado de participação. Essa ação, é gerida pelo Conselho de Segurança Comunitária (Conseg), com o apoio da Polícia Militar, funciona há dois anos e atende quase 100 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.  

No segundo lugar ficou o ?Capoeira Alvorada?, do bairro Alvorada. Já em terceiro mais votado foi o ?Siminina?, também do distrito da Guia, que atende meninas na faixa dos 6 aos 14 anos. Os projetos, ?Futebol Ribeirão do Lipa? e Fábrica de Brinquedos, do bairro Araés, se classificaram em 4º e 5º lugar, respectivamente.   

Realizado pela Coordenadoria de Polícia Militar Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH-PMMT), o 1º Workshop teve como objetivo aproximar, reconhecer e valorizar iniciativas voltadas á prevenção. A coordenadora de Polícia Militar Comunitária, tenente-coronel Rosalina Gomes de Pinho, destaca que essas ações são essenciais na prevenção à violência e devem ser valorizadas.

Ainda este mês, nos dias 28 e 30, ocorrerão dois workshop de prevenção à criminalidade. No dia 28 serão apresentadas e avaliadas as ações sociais de bairros das regiões do Coxipó, áreas de atuação do 9º e do 24º Batalhões. Já no dia 30 será a vez dos projetos da área do 1º Batalhão (Porto, Dom Aquino, Centro, entre outros). A tenente-coronel Rosalina lembra que em todos os bairros a comunidade está sendo convidada e também pode tomar a iniciativa de inscrever e apresentar seus projetos.

No mês de dezembro, em data a ser definida no Comando Geral da PMMT, devem ser apresentados e avaliados os projetos vencedores de cada região.      

Comentários Facebook