A CAVALHADA, EM POCONÉ/MT

185

Encenação da batalha entre Mouros e Cristãos marca a Cavalhada e movimenta o município de Poconé

Neste último domingo (23/06), o município de Poconé (104 km de Cuiabá) se destacou, mais uma vez, como palco principal para uma das maiores manifestações culturais de Mato Grosso, a ‘Cavalhada’. Ela é realizada desde a década de 50 e movimenta a cidade em diversos setores como o Turismo, Cultura, Educação, Religiosidade, dentre outros, que também alavancam a economia local.

O evento realizado no Clube Cidade Rosa (CCR), é considerado um Patrimônio Imaterial da Cultura Pantaneira e faz parte das festividades em homenagem ao Glorioso São Benedito. Na oportunidade, também são prestadas homenagens para pessoas, membros das famílias envolvidas, que já colaboraram por manter viva a tradição pantaneira.

Neste ano de 2019, a Rainha da Cavalhada foi representada pela bela jovem Nádia Amaral e a Imperatriz foi a ex-vereadora e educadora Maria Izabel Pereira de Arruda (professora Belinha) e o Rei José Lucio do Amaral (Zezinho).

A Cavalhada encena as lutas entre os Cristãos e os Mouros e se inicia com a entrada dos exércitos Mouro (vermelho) e Cristão (azul). Em seguida há a entrada da rainha e dos mantenedores (pessoas que comandam o exército), além do embaixador e, finalmente, as bandeiras do Divino Espírito Santo e de São Benedito.

Na sequência vem a encenação do sequestro da rainha Moura pelos Cristãos, em troca de suas conversões para o Cristianismo, e o incêndio do seu castelo com uma grande queima de fogos e, é neste momento, que as milhares de pessoas que acompanham nos camarotes e arquibancadas vão ao delírio e tudo é registrado nas fotos e na memória de cada um.

Começa então uma série de provas que envolvem argolas, arcos, bastões e bandeiras que exigem dos cavaleiros destreza, habilidade e velocidade. São usadas espadas, lanças e revólveres com munição de festim.

Ao final os mouros colocam bandeiras brancas na arena, declarando a paz entre os dois exércitos.

Por Benedito Edmar (Dito de Roxo) – Notícias em Primeira Mão Poconé

Fotos: Panta Fotos e Filmagens

Comentários Facebook